Um dos principais objetos do serviço terceirizado de Segurança Corporativa é o monitoramento de riscos. Sem identificar e analisar sob quais riscos uma corporação deve estar submetida, a proteção de um patrimônio não é feita de modo eficiente.
Então, entende-se como risco toda e qualquer ocorrência que comprometa a segurança privada de uma empresa e das pessoas que circulam por ela.
Em suma, os ambientes corporativos podem estar expostos a riscos atuais e futuros, relacionados aos aspectos comerciais, operacionais e físicos do empreendimento.
Contudo, em qualquer um desses riscos, a estratégia de segurança corporativa se faz importante e é sobre que vamos abordar neste post do DIBBÔ!
O que são os riscos da Segurança Corporativa?
Os riscos de Segurança são facilmente identificáveis quando determinados eventos causam danos ou prejuízos às empresas. Então, tais riscos podem ser classificados em diferentes categorias, como veremos a seguir.
Tipos de riscos envolvidos na Segurança Empresarial
Os riscos mais comuns e frequentes pelos quais os ambientes corporativos podem ser afetados são:
– Riscos Institucionais
Em resumo, esses riscos abrangem perdas financeiras, falência e fechamento das empresas, perda de contratos, prejuízos à imagem e à marca e perda de reputação.
– Riscos Operacionais
No caso dos riscos operacionais, eles estão relacionados às incertezas da estrutura empresarial, sendo eles acidentem ambientais, incêndios e acidentes com colaboradores.
Além disso, estão nesta categoria os acidentes com visitantes e fornecedores, afastamento de funcionários e interrupção no abastecimento de energia. Bem como acidentes com veículos da empresa, dentre outros.
– Riscos Sociais
São ameaças envolvendo assédio moral, sexual, suborno, chantagem e agressão dentro do ambiente laboral. Da mesma forma, são considerados riscos sociais os seguintes aspectos:
- Insatisfação profissional;
- Consumo de drogas dentro do espaço laboral;
- Greves de fornecedores e prestadores de serviço;
- Greves na corporação.
– Riscos de crimes contra o patrimônio
Neste tipo de risco, algumas ações devem estar inseridas, dentre elas estelionato, fraude, danos à propriedade, apropriação indébita e espionagem industrial. Certamente, estão incluídos outros tipos de riscos, considerados crimes:
- Terrorismo;
- Furto simples ou qualificado;
- Homicídio;
- Furto ou assalto;
- Sabotagem.
Por isso, para evitar e sanar cada um desses riscos, é necessário que se faça o monitoramento de riscos.
Nesse tipo de gestão, especialistas de segurança devem identificar, analisar riscos e implementar ações planejadas e integradas de Segurança Corporativa, com a finalidade de cada vez mais evitar ou mitigar possíveis ameaças internas e externas de qualquer natureza.
Se você ficou com alguma dúvida, estamos à disposição para ajudar você, entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp. E se você gostou do artigo, continue acompanhando as atualizações do nosso Blog e das nossas redes (Facebook e Instagram)!