Combate e Prevenção à Fraudes: sua empresa protegida, contra ações de pessoas mal intencionadas!

Combate e prevenção
à fraudes

A corrupção não ocorre somente no universo da política. Empresas também podem ser alvo de fraudes e pessoas desonestas. É preciso tomar providências para evitar fraudes dentro das organizações. Nas empresas pode ocorrer uma cadeia de ações que facilitam fraudes e delitos, o conhecimento adquirido no segmento de Segurança naturalmente capacitou a DIBBÔ a atuar no Combate e Prevenção à Fraudes atuando em Serviços de Investigação e Inteligência.

Dentre os principais delitos estão falsificação de documentos, furto de ativos, notas fiscais frias, contas de despesas irregulares, entre outros. 

Algumas medidas no Combate e Prevenção à Fraudes são:

Conhecer o funcionário antes de contratar. Não é preciso saber todo seu histórico pessoal, mas é preciso pesquisar os empregos anteriores, ver referências, motivos de demissões e até, se for o caso, antecedentes criminais do empregado. Muitos funcionários demitidos por fraude em uma empresa, por falta de investigação, são empregados novamente, onde fazem a mesma coisa.

Prática do Código de Ética. Muitas empresas possuem um código de ética, mas nem sempre cumprem suas próprias regras. É preciso que todos os membros da companhia conheçam o código e se enquadrem nele. A empresa precisa ser transparente, correta e levar as regras internas a sério, para não abrir espaço para prática de delitos e potencializar o combate e prevenção à fraudes.

Analise de documentos com atenção. Não adianta só dar uma olhada rápida; cada documento deve ser lido para não facilitar falsificações. Informatizar os setores que controlam dados mais burocráticos, como pagamentos, endereços, notas fiscais, informações de funcionários, etc, pode ajudar na tarefa de controlar a movimentação de recursos dentro da empresa.

Desconfiar é preciso.
Confiança é importante, mas não se deixe cegar por ela. Não importa se o funcionário está na empresa há anos e aparenta ser honesto, não deixe de fiscalizar o serviço que ele presta. As fraudes começam depois de dois ou três anos em que o funcionário está na empresa. Ele começa a cometer delitos, quando os chefes passam a confiar e deixam de fiscalizar o trabalho. Por isso, para viabilizar adequadamente o combate e prevenção à fraudes, desconfiar é essencial.

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